terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Já fuuuuuuui!

Hoje eu passei o dia respondendo às pessoas com frases esquisitas, tipo essa aí do título. Ninguém entende nada, claro. Aí eu resolvi explicar de onde surgem essas frases e, vejam só que "coincidência", saem todas da música baiana! Por que será?

O "já fui, banda mel" é o mais engraçado. A extinta Banda Mel, sucesso quando eu era guria e quando Luiz Caldas e Sarajane estavam no auge, gravou uma música chamada "E lá vou eu!". Bacaninha a música, uma letra interessante, de protesto, coisa e tal. No final dela, depois de repetir mil vezes "e lá vou eeeeeeeeeu" o carinha que cantava (era 1 homem e 2 mulheres) larga um sonoro "já fui!!!!". Pronto, inverteram a coisa toda, e surgiu o famoso "já fui, banda mel!"!

No mesmo caminho, surgiram outras expressões. Cansei de ver alguém tentando ajudar um amigo a se conformar com as coisas e dizendo "A vida é assim... o Terrasamba é assim, swing swing pra você e pra mim!". Essa vai na carona de uma música do Terrasamba, aquela banda de pagode que tinha um vocalista baixinho e troncudinho!

Outra coisa que virou lugar-comum é alguém perguntar "E aí?!" e ouvir de resposta um sonoro "chupa tooooooooda!". Na moral, ouve porque quer, né?! A resposta é automática! "Segure seu tchan" também se usa e é herança da música que lançou Carla Perez no mundo (onde ela não existia! hahahaha!) e todo mundo fala isso quando as moças estão meio abafadinhas!!! É uma boa recomendação!!!

Recentemente, claro, tem o "não me conte seus problemas", que já era usado há 10 anos atrás, quando eu ainda estudava na UNEB, mas ganhou reforço depois que Ivete gravou - porque tudo que Ivete inventa, agora vira moda! Tsc tsc! Também tem o "não me chame não, viu?! não me chame não que eu vou", o grande "sucesso" dos Kamaradas, que meus ex-estagiários falam cantando, do jeitinho que tá na música, e a frase filosófica "cada cabeça, cada um... cada um, cada seu mundo" que eu prefiro nem conhecer a autoria!

Rapaz, tá explicado porque a música baiana faz tanto sucesso dentro do Estado! Ela ajuda a elaborar e a enfatiotar o dialeto!! Como ninguém percebeu isso antes?

Enfim, tem mais um monte de frases de músicas sendo utilizadas por aí. Mas tá tarde, quero ir pra casa comer, ver novela e procurar clipes baianos no You Tube, pra matar a minha saudade... Ó, já fui, banda mel!!!!!!!!

2 comentários:

minimalista disse...

Eu achei massa relembrar essas girias.

Thonny Queiroz disse...

Nem sabia a origem mas ja ouvi muito esse Já fui, banda mel kkk