terça-feira, 28 de outubro de 2008

Pense num absurdo! Na Bahia há precedentes!

Essa frase é de Octávio Mangabeira, que foi governador do Estado muitos e muitos anos antes de eu nascer! Mas eu sempre me pego pensando em como ele estaria se sentindo se visse como a terra dele progrediu! Tanto que hoje há estudos antropológicos sobre o povo baiano! É, tá pensando? Pra entender essa galera é preciso muita ciência, rapaz!

O que eu não sei é se já realizaram estudos sobre a língua que se fala na Bahia. Volta e meia eu preciso saber de onde vem alguma coisa mas acho que nem Dona Canô poderia explicar! Acho que Cid Teixeira nunca vai descobrir! Mas me proponho a fazer algumas tentativas de vez em quando!

Vamos ver um exemplo, ou melhor, dois: "é vem" e "é vai". Sabe o que significam? Faz alguma idéia? É facinho, basta trocar o "é" por "lá" e está feita a tradução, com a pequena sutileza de que o "é vai" não se usa só quando a pessoa vai, mas também quando a pessoa vem! Entendeu? É simples, coloca numa frase! "É vem Judenilson com essas brincadêra besta!" ou "É vai esse minino pertubá!" - não, não é erro de grafia, baiano fala assim mesmo! Mas isso é assunto para um novo post!

"É vem" e "É vai" também funcionam sozinhos, como interjeição. Por exemplo, se você está sentado e alguém começa a se aproximar com uma conversinha mole, você pode pensar "é vem!". Ou se você está numa festa e aquele amigo mala começa a se exibir depois de tomar uns goró, você pode reclamar "é vai!". Em ambos os casos, se quiser enfatizar, pode complementar com um sonoro " essa miséra" e vai ter o mesmo efeito!!

Agora eu queria entender como alguém trocou o "lá" por "é" se eles não tem nada a ver, nem a mesma função gramatical! Quem foi o assassino da língua portuguesa a cometer esse crime e quem foram os seus primeiros cúmplices, que acobertaram essa tragédia? Bom, hoje nem é mais tragédia, com o tempo a expressão subiu de categoria e agora isso é peculiaridade!

Essa é uma dúvida que vou cultivar eternamente, assim como tantas outras que, mais cedo ou mais tarde, eu vou mencionar aqui. Mas com certeza, assim como eu, você aí já deve estar entendendo por que a Bahia é a terra dos mistérios, hein?!

Nenhum comentário: