segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Tudo é grande em Itives

Desafio outras cidades do Brasil a provarem que têm um dialeto popular mais engraçado que Salvador! Já comecei na dividida, mas é sério... Se tiver, me mudo pra lá agora mesmo. Afinal, o que importa é se divertir.

Até para quem nasceu, mora ou passa uns tempos por aqui, é uma novidade a cada dia. E são pérolas que você aprende a soltar pra dar risada de si mesmo. É cômico demais!

Você já veio à Bahia? Já passou um carnaval em Salvador? Já percebeu que "meu rei" é coisa do passado, né? As coisas avançaram por aqui, meu pai. Afinal, a criatividade rola solta entre as cidades Baixa e Alta com um Elevador Lacerda no meio.

Um bom exemplo é o fato de que boa parte da população, a maioria homens que não têm muito o que fazer, costuma brincar com rimas. A idéia é sacanear o amigo que despreza as consequências de soltar algo terminado em "u", "ão" e variações (a maioria das mulheres odeia essa brincadeira).

Não estranhe ao ouvir um sacana (sim, todo mundo aqui tem esse apelido, até você, seu sacana) dizer "Acabei de chegar de Itives, aquela cidade de São Paulo onde tudo é grande". O "ives" é o antídoto. Se você não usar, vai dizer "cheguei de Itu" e ouvir de lá um "iiiiiiiiiihhhhh", que na verdade significa "vai tomar no c...".

Parece meio bobo - ainda mais para as mulheres - e realmente é muito bobo. Mas a graça não está em dizer isso (às vezes sim). E sim em perceber como a coisa está séria pelas ruas de Salvador!

Exemplo? Dia desses eu estava pronto para fazer o pedido numa lanchonete. Antes de mim, um sujeito com cara de intelectual e poucos amigos fez o seu. "O que tem aí para lanchar?".

Qual não foi minha surpresa ao ouvir do figura, funcionário da birosca, com seu bonezinho com a marca da lanchonete e de bigodinho feito. "Patrão, tem coxinha, quibe, hot dog e BAURIVES".

Velho... (você pode não ser velho, mas é um pronome de tratamento aqui pra todo mundo, meu velho) tentei segurar a risada, sem acreditar que o cara já tinha incorporado aquilo à sua maneira de responder aos clientes, na maior cara de pau.

Mas aí veio a sequência (o cliente enfezou ainda mais a cara, de poucos amigos, mostrando que tinha desaprovado totalmente o atendimento, e isso me deu mais vontade de rir):

"Rum... e pra beber?". Aí fudeu: "Patrão, tem suco de abacaxi, manga, laranja e CAJIVES". Eu não aguentei e larguei a gargalhada. Me afastei um pouco, lógico. O cliente continuou com cara de bunda, mas pagou o lanche. E o carinha já estava pronto para vender outros "Baurives" para a clientela, se divertindo com suas próprias piadas.

Pelo menos a turma aqui se diverte até no dia-a-dia corrido...

Em breve, histórias de buzives.

Nenhum comentário: