domingo, 2 de novembro de 2008

Porra é essa, véi?!

"É vem a porra"...

Porra em Salvador é vírgula, já disse. Tudo é porra. Mas não se assuste. Ninguém está zangado. É porque essa porra tem mil e uma utilidades para um autêntico soteropolitano. Impossível falar de todas, mas a gente pode levantar as mais conhecidas (ou as que eu lembrar, lógico... minha memória é uma porra).

Primeira coisa. Quando um bom baiano xingar pra você, ou até xingar você, observe se ele está com cara de retado ou não, antes de tentar socá-lo. Parece loucura, mas ele pode lhe dizer "diga seu sacana, seu viado, você é uma miséria mesmo, né seu corno?". Sabe o que significa? "Gosto muito de você! Meu velho, você é o meu melhor amigo".

Então, já deu pra perceber que palavrão, aqui, é também uma forma de demonstrar carinho. Claro que se o Vitória ou o Baêa perderem, e você tirar sarro, essas palavrinhas terão outra conotação. E cuidado se o cabra for daqueles que joga capoeira no Mercado Modelo. Aí você se fudeu.

"Da porra". O que seria algo da porra? Em Salvador é algo muito bom! Exemplo. "Rapaz, comprei um carro da porra". Isso não quer dizer que o cara comprou o carro da ex-mulher ou da ex-sogra. Ou que foi na "feira do rato" e o carrinho veio bichado (fudido). Simplesmente ele comprou uma máquina daquelas!

O porra também pode servir de interjeição. "êêê la porra!". Significa "que maravilha!". Há também como simplesmente fazer passar a raiva. Quando o cara diz "essa porra!" já abreviada para o atual "sa porra", ele quer dizer "que merda!".

A porra é tão rica em significados que, sozinha, a depender da entonação, pode dizer muita coisa. "Poooooooooooorraaa" pode ser "que liiindoooo" ou "que bostaaaa". Aí depende do contexto da conversa.

Dia 9/11 estarei no Barradão para ver Vitória x Atlético Mineiro. Alguns amigos estarão no Jóia da Princesa, no dia 7/11, pra ver Bahia x Brasiliense. Se sair gol de nossos times? "Gooooool, porraaaaaa" (não há um torcedor baiano que não solte o porra depois do gol). E, claro, não vão faltar o "bora Vitóra, minha poorraaa!" e "bora Baêa minha porraaaa!". Isso quer dizer, "vamos lá, meu timão!!!".

Famoso também é o "que porra é essa, véi (velho)?!". Geralmente dizem isso quando descobrem algo inusitado de sua pessoa. Digamos que você foi visto com a boca na botija. Numa situação constrangedora. Aí cabe perfeitamente o "porra é essa, véi?!". Significa que o cara está surpreso, já sabe da porra toda e você terá que explicar o que aconteceu. É bom que se economiza palavras. Se larga o "porra é essa, véi?!", dá-se um gole na cerveja e você que relate todo o caso. Serve também como reprovação. Você diz que acha o Rubinho Barrichello um grande piloto e o cara arregala o olho: "Porra é essa, véi!".

Porra... cansei de tanto porra.

Nenhum comentário: